segunda-feira, 23 de junho de 2008

Molusco Contagioso

Molusco contagioso é o nome dado para uma virose da pele que se acompanha de pequenas lesões em forma de bolinhas esbranquiçadas. O causador do problema é um vírus chamado “Poxvírus”. É uma doença relativamente comum em crianças pequenas e não é causado por alergia. Crianças portadoras de dermatite atópica podem ter mais propensão para a doença.

As lesões são pequenas, elevadas, podendo ser únicas ou numerosas. Têm tamanhos diferentes, estando em geral agrupadas, parecendo pequenas verrugas. Aparecem mais em tronco e membros superiores, tendo aspecto perolado. Assemelham-se a pápulas esbranquiçadas e transparentes, salientes e umbilicadas, contendo em seu interior uma massa consistente e esbranquiçada.

Embora seja mais comum em crianças, pode surgir também em pessoas adultas. Atingindo região púbica e anal, é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível). Neste caso, merece atenção especial pois pode se acompanhar de alterações de imunidade. Leia mais no site do Ministério da Saúde: DST/AIDS.
http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS9C6A000BPTBRIE.htm

A doença infantil perturba mais por causa do aspecto estético, mas não tem gravidade. Evolui de forma benigna. Alguns casos podem ser desconfortáveis pelo número de lesões que surgem, assustando a família. Os casos em adultos devem ser sempre investigados pelo médico especialista.

O vírus se transmite de pessoa para pessoa. É mais comum em crianças que freqüentam piscinas, em especial as aquecidas. Pode também ser transmitido através de objetos pessoais, como por exemplo, toalhas compartilhadas.

As lesões em geral não são desconfortáveis. Em alguns casos pode se complicar, inflamar e até infeccionar, surgindo dor no local.

Procure um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico. Existem outras doenças da pele com aspecto semelhante que podem se confundir com o molusco contagioso, como por exemplo, o líquen nítido, herpes simples e verrugas. Por isso, o exame do médico é imprescindível para se indicar o tratamento

Tratamento :

Em muitos casos a resolução é espontânea. Recomenda-se hidratar para assim fortalecer a pele. Casos mais intensos podem ser tratados pelo médico com remédios aplicados no local ou retirando as lesões através de uma curetagem rápida e indolor. Recomenda-se afastar da piscina durante o tratamento.
Apesar do nome Molusco Contagioso, o que vejo em meu consultório é um " auto-contagio " , e a doença não passando para seus familiares ou outras pessoas que vivem no mesmo ambiente.

Um comentário:

Dr.Alisson Costa de Morais disse...

Boa Noite!!
Favor deixar o E-mail para que eu possa responder suas dúvidas.
Abraço.
Dr.Alisson C. de Morais