quinta-feira, 26 de abril de 2012


Minha vaidade é desproporcional. Enquanto algumas partes do corpo são totalmente deixadas de lado, com outras eu atinjo quase o patamar da neurose. A pele do rosto é uma dessas partes que se enquadra na neurose.

Eu fuço prateleiras de farmácia em busca de novos cremes, leio tudo o que consigo sobre o assunto, já fiz peeling, laser, e a pia do meu banheiro tem tantos potinhos que alguns eu já nem lembro mais para o que servem ou porque eu achei que precisava daquilo.

Mesmo com toda essa devoção e empenho em manter a pele boa, às vezes  fico perdida com tantas opções de vitaminas, ácidos e tratamentos que a indústria cosmética oferece. E imagino que para as pessoas com um padrão normal de preocupação garimpar cremes nas prateleiras deve ser mais complicado ainda.

Para facilitar a minha vida e a sua, conversei com a Dra. Flávia Addor, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e fiz um pequeno glossário com os tratamentos e componentes mais comuns nos cosméticos.

Ácido hialurônico: promove uma hidratação muito potente, chegando a reduzir algumas linhas finas de expressão. É indicado para peles mais maduras.

Laser: pode ser usado para uma infinidade de tratamentos. Acne, prevenção de envelhecimento, rejuvenescimento e manchas são os mais comuns. Existem vários tipos de laser, que podem ser programados de diversas formas. Esse tratamento só pode ser feito com um dermatologista, NUNCA com apenas um esteticista.

Peeling: com a moda do laser, muita gente acha que o peeling foi aposentado, o que é uma grande mentira. Dependendo a indicação, eles podem ser até mais eficazes que o laser. Existem dois tipo de peeling: os mecânicos, feitos com a ajuda de  equipamentos como uma lixa rotativa, e os peelings químicos, feitos com aplicação de medicamentos (normalmente ácidos retinóicos e glicólicos) que vão promover a descamação da pele. Os peelings podem tratar manchas, linhas finas de expressão, acne, e melhoram a textura da pele.

Retinol: é um derivado da vitamina A. Auxilia na renovação da epiderme, é antioxidante, melhora a textura, clareia e dá firmeza à pele.

Vitamina C: pode ser usada tanto nas peles jovens como nas maduras. Tem ação antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e também na síntese do colágeno. É importante lembrar que para combater o envelhecimento não adianta tomar cebion, tem que usar cremes que contenham a vitamina na composição.

Vitamina E:  é o antioxidante mais potente, e além disso ele potencializa as propriedades da vitamina C. Costuma estar presente em muitos filtro solares específicos para o rosto.

Fonte  =  Natália Spinacé  é repórter de ÉPOCA em São Paulo.

Nenhum comentário: